LOJA
(Frete Grátis - Estado SP)
SOBRE
A DONAVANA se dedica a trazer produtos elegantes e inovadores para o seu lar. Mas não é só isso, buscamos também agregar aos nossos produtos o conceito importantíssimo de sustentabilidade. Nossa intenção é oferecer produtos que, de alguma maneira, possam contribuir com a saúde do nosso planeta, seja na origem de suas matérias primas ou no seu grau de biodegradabilidade. Nosso conceito de "inovação" e "elegância" está profundamente associado à preservação e ao respeito ao meio ambiente e ao uso correto dos recursos naturais.
Esse é o nosso objetivo. Esse é o conceito da marca DONAVANA.
Seguindo este propósito, estamos iniciando nossas atividades trazendo a linha Banho, adulto e infantil, confeccionada a partir da fibra de Bambu.
E por que o Bambu? Porque essa planta traz muitos benefícios para o meio ambiente - ela não requer agrotóxicos no seu cultivo, recupera solos degradados, é grande sequestradora de CO2 da atmosfera e oferece matéria prima renovável. Além de tudo isso, resulta em um produto biodegradável.
Navegue pelo nosso site, siga nossas redes sociais e descubra curiosidades interessantes sobre essa planta tão comum e tão fundamental para a saúde do nosso planeta.
Em breve traremos mais novidades para a sua casa.
Esperamos ter você sempre aqui.
Boas compras!
Alta absorção de CO2
Recuperação de solos degradados
Livre de pesticidas e agrotóxicos
Matéria-prima renovável e versátil
CURIOSIDADES
A VERSATILIDADE DO BAMBU
Pra muita gente o bambu serve apenas como alimentação dos ursos pandas. Mas surpreenda-se! Essa gramínea ecologicamente correta é um presente e tanto, de e para a Natureza.
O bambu tem ocorrência em quase todo o planeta e são catalogadas em torno de 1.300 espécies. No Brasil são cerca de 200 espécies e muitas delas são endêmicas, ou seja, ocorrem apenas no território brasileiro.
O Brasil pouco explora essa maravilha da natureza mas em alguns países orientais como China, Índia e Japão o bambu é utilizado há séculos e tem mais de 5 mil usos catalogados que vão desde brotos comestíveis e produção de artesanatos até sistemas de irrigação e estruturas de construção civil.
E olha que curiosidade legal: Você sabia que o maravilhoso palácio Taj Mahal, na Índia, um dos monumentos mais bonitos e admirados feitos pelo homem cuja construção foi eleita patrimônio mundial pela UNESCO em 1983 e que também é uma das sete maravilhas do mundo moderno desde 2007, tem a estrutura da sua majestosa cúpula feita de bambu? Legal, né?
BAMBU, ECOLOGICAMENTE CORRETO – POR QUÊ?
De crescimento extremamente rápido, o bambu resulta em material renovável pois brota novamente a cada poda, não exigindo novo plantio.
Se adapta a qualquer tipo de clima, inclusive os mais áridos. Suas raízes, tecnicamente chamadas de sistema de rizomas, ajudam a manter a umidade e nutrientes do solo, a evitar a erosão e a recuperar solos degradados.
É um dos maiores sequestradores de CO2 da atmosfera, que é um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global e pelo efeito estufa. Da mesma maneira, devolve muito mais oxigênio para a atmosfera do que outras árvores.
Seu cultivo é limpo, ou seja, não requer pesticidas ou agrotóxicos. Seu cultivo portanto não agride o meio ambiente.
O bambu pode substituir as madeiras nobres em praticamente todos os seus empregos, assim incentivar o seu uso em larga escala é também contribuir com a diminuição do desmatamento das nossas florestas.
Gostou de saber disso? Consuma produtos com origem no bambu. Seja sustentável!
BAMBU – PASSADO OU FUTURO?
Bom, já falamos aqui que a estrutura da cúpula do magnífico palácio Taj Mahal foi feita de bambu. Mas tem muito mais, sítios arqueológicos mostram que o bambu é utilizado há mais de cinco mil anos na América do Sul.
Há milênios, os povos do Oriente dão ao bambu os mais diversos usos: estruturas de casas, mobiliário, utensílios diversos, sistemas de irrigação, embarcações e muito mais.
E o bambu também está e sempre esteve presente na música. A flauta feita de bambu faz parte da cultura milenar de vários povos.
Na atualidade, o bambu vem despertando cada vez mais interesse econômico em razão de suas reconhecidas vantagens.
Leve e flexível, porém muito resistente o bambu está sendo utilizado nas mais diversas indústrias como na construção civil, na indústria moveleira, na indústria alimentícia, indústria têxtil e muito mais.
As madeiras nobres estão em extinção.
As madeiras de reflorestamento levam de 20 a 30 anos para serem transformadas em “produtos”. O bambu leva cerca de 8 a 10 anos para se tornar adulto e pronto para uso.
Os bambus suportam invernos rigorosos, verões mais quentes e resistem a tempestades.
Não tem mais volta! Bambu é a matéria prima do futuro!
Bambu é sustentável, é ecológico!
Você sabia que o famoso 14-BIS de Santos Dumont, assim como todos os aviões que ele projetou, também tinham suas estruturas feita de bambu? Incrível não?
VISCOSE DE BAMBU – ORIGEM, PRODUÇÃO E DESCARTE
Origem: O tecido originado a partir da fibra de bambu é uma viscose, VISCOSE DE BAMBU.
A viscose é uma fibra artificial feita de celulose, ou seja, proveniente da madeira. Nesse caso, proveniente da celulose do bambu.
Produção: As fibras naturais do bambu são muito curtas e dessa maneira não podem ser transformadas em tecido. Assim, a fibra passa por um processo químico e é transformada em um fio artificial que então será usado na composição do tecido.
Descarte: O tecido originado da fibra de bambu é biodegradável.
Você sabia que uma das maiores florestas nativas de bambu do planeta localiza-se na chamada Amazônia Sul-Ocidental e engloba parte do Estado do Amazonas, grande parte do Estado do Acre e partes de áreas vizinhas da Bolívia e Peru?